Atendimento: Segunda à Sexta, das 07h as 17h e Sábado das 07h as 12h - Entrega de Resultados em Domicílio - Consulte Taxas

Homens também podem ter câncer de mama

Não são apenas as mulheres que devem se preocupar com o câncer de mama: a doença também pode aparecer em homens cis e trans, mesmo que o surgimento seja mais raro.

Estimativas indicam que cerca de 1% dos casos de câncer de mama acontecem em homens, mas a doença ainda deve ser levada em conta pelo gênero pela existência de um grupo de risco. Vale lembrar que todos homens possuem glândulas mamárias e hormônios femininos, mesmo que em baixas quantidades no corpo.

Grupo de risco

Homens, sejam cis ou trans, que possuem um alto índice de aparecimento da doença na família estão dentro de um grupo de risco da doença. É claro que, mesmo com o contexto apresentado, homens possuem taxas bem menores de aparecimento da doença.

Diagnóstico

Por ser uma doença provável, mas ainda sim bem incomum entre os homens, não existe a necessidade de realizar exames rotineiros para controle. Sendo assim, a mamografia se faz desnecessária como parte de seus procedimentos preventivos.

Homens podem buscar por um diagnóstico profissional quando sentirem algumas mudanças pontuais na região dos mamilos. Os principais indícios da doença são:

  • Aparecimento de caroços
  • Inchaço perto do mamilo
  • Retração do mamilo
  • Surgimento de secreção

Caso você observe um desses sintomas, é altamente recomendado que você busque por uma opinião médica e de procedimentos clínicos que irão analisar o seu caso.

O recorte trans

Homens trans que realizaram o procedimento de mastectomia subcutânea possuem chances diminuídas de desenvolverem a doença, mas isso não anula com as possibilidades do aparecimento do câncer de mama. Sendo assim, eles devem ficar atentos com o surgimento de sintomas e buscar pelo seu médico de confiança, de preferência o que deu suporte durante o processo de transição, para buscar um diagnóstico conciso.

Deixe uma resposta

Fechar Menu