Atendimento: Segunda à Sexta, das 07h as 17h e Sábado das 07h as 12h - Entrega de Resultados em Domicílio - Consulte Taxas

Saúde mental: quando procurar ajuda psicológica?

A questão da saúde mental deve ser tratada com profundidade e acompanhamento especializado. Os problemas psicológicos é um mal que vêm assolando acrescidamente a população global, sendo cotados por especialistas como as doenças do século.

Dados publicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) impressionam com o quadro atual da saúde mental global. Foi revelado que os casos de depressão estão crescendo em todo o mundo (18,4% desde o ano desde 2005) e prévias indicam que essa será a doença mais incapacitante do planeta. O Brasil é o país com mais casos da enfermidade no país, com uma população de 5,8% depressivos.

A depressão é uma doença que surge por diversos fatores, podendo envolver questões genéticas e sociais, por exemplo. A discussão a respeito da problemática está tomando novos níveis de complexidade nos últimos anos, pois era comum a visão de que uma pessoa diagnosticada estava apenas com “preguiça de viver” ou desistido de sua vida. Esse julgamento se dá por seus principais sintomas e está totalmente equivocado.

Sintomas da depressão

O diagnóstico da depressão depende de uma opinião profissional, mas existem sintomas generalistas que podem indicar a possibilidade da presença da doença na vida de uma pessoa.

São sintomas da depressão:

  • Indisposição e falta de energia
  • Tristeza profunda
  • Irritabilidade
  • Casos de ansiedade
  • Apatia
  • Dificuldade no sono

Quando procurar ajuda psicológica

A persistência dos sintomas indicam a possibilidade da existência da doença. Além disso, a combinação de diferentes sinais podem evidenciar ainda mais que algo está de errado na saúde mental. Ou seja, é indicada a busca por um profissional ao sentir por muito tempo os sintomas pontuados acima.

Outro fator de risco e que requer a ajuda de um profissional para a superação são os fatos traumáticos. Sofrer um fato complexo e marcante pode desencadear diversas dificuldades psicológicas, passíveis de recuperação com o acompanhamento adequado.

Se você não está sentindo-se bem consigo mesmo, sentindo uma extrema angústia e a dificuldade de seguir sua vida como antes, indo totalmente contra suas expectativas mais íntimas, este também pode ser o caso de buscar uma ajuda psicológica.

O assunto saúde mental deve ser tratado com a devida complexidade, prestando atenção em sinais de adoecimento. Não negue ajuda para si ou para um conhecido, estimule a busca pela cura com a ajuda de um profissional adequado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu