Atendimento: Segunda à Sexta, das 07h as 17h e Sábado das 07h as 12h - Entrega de Resultados em Domicílio - Consulte Taxas

Qual é o momento certo para começar a fazer mamografia?

A preocupação com incidência do câncer de mama deve ser pauta para todas as mulheres cis e homens transexuais. A doença é uma das mais frequentes para esse público e pode ser fatal se não diagnosticada e tratada com urgência.

Muitas pessoas esperam uma idade específica para realizar o primeiro exame de mamografia, mas será que essa é realmente a melhor prática a ser seguida? Quando é o momento ideal para começar a se preocupar com o câncer de mama?

Como funciona o exame de mamografia

O exame é uma das principais ações que você pode tomar para verificar sua saúde quanto ao câncer de mama e outras doenças.

Mesmo que o exame não seja muito confortável para se fazer, a mamografia é extremamente necessária para um diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de obter a cura e minimizar danos que a doença pode causar ao corpo da pessoa afetada. Para reduzir a dor, recomenda-se fazer o exame fora do período menstrual.

Com o auxílio de uma máquina compressora, os seios são pressionados para obter-se uma imagem em Raio-X que é capaz de revelar modificação, assimetrias, deformidades e a presença de nódulos e tumores.

Quando fazer o exame de mamografia

Será que existe mesmo um momento correto para começar a se preocupar com a doença e pedir um encaminhamento ao seu profissional da saúde?

Recomenda-se fazer um exame de mamografia, de frequência anual, para mulheres cis e homens trans acima dos 40 anos de idade. A idade indicada para o início do acompanhamento é por conta da maior incidência de aparecimentos da doença nessa fase da vida.

Mas, se você possui altos índices de desenvolver a doença por questões genéticas, ou seja, se parentes sanguíneos próximos à você obtiveram o câncer de mama, é recomendado conversar com um profissional da saúde para compreender seu caso. Condições específicas podem exigir acompanhamentos mais próximos e frequentes que a maioria da população.

Deixe uma resposta

Fechar Menu