Atendimento: Segunda à Sexta, das 07h as 17h e Sábado das 07h as 12h - Entrega de Resultados em Domicílio - Consulte Taxas

Descubra se você está no grupo de risco do câncer de próstata

Mesmo que o risco seja proeminente e bem conhecido entre os homens, muitos deles acabam não dando a devida atenção para a doença. Inclusive, a informação de que existe um grupo de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata é desconhecida. 

O novembro azul existe para alertar homens a respeito da necessidade de se prevenir e realizar os testes que podem diagnosticar o câncer de próstata, doença que é estimada para atingir cerca de 70 mil homens no biênio de 2018/2019.

Segunda principal causadora de mortes por conta de câncer, a doença pode ser extremamente grave, surgindo principalmente em certos perfis de homens. 

Grupo de risco do câncer de próstata

Mesmo que atinja muitos homens, felizmente, estima-se que entre 41 homens atingidos pela doença, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata. 

A taxa de mortalidade relativamente baixa da doença não exclui todo sofrimento e agonia que o câncer pode causar até a sua plena cura. Além disso, é muito mais fácil tratar e controlar a enfermidade quando descoberta cedo, o que destaca a necessidade de acompanhamentos médicos com a frequência ideal.

Existe um grupo de risco muito claro dentre as pessoas que possuem próstata: a cada dez atingidos pela doença, nove possuem mais de 55 anos. 

Isso significa que as chances de se desenvolver o câncer de próstata crescem conforme a idade. Além disso, aqueles que possuem familiares próximos (irmãos, avós e pai) que obtiveram a doença antes do 60 anos também entram no grupo de risco.

Sendo assim:

  • Pessoas com próstata a partir dos 55 anos
  • Quem tem familiares próximos que tiveram a doença antes dos 60 anos

Além dessas comprovações, algumas pesquisas indicam que pessoas no sobrepeso teriam mais probabilidades de desenvolver a doença. Outro fator ainda estudado e por vezes questionado é um fator étnico, pois outros estudos indicam que homens negros possuem uma genética mais favorável à doença. 

Quando realizar os exames do câncer de próstata

É indicado que o exame seja realizado, a partir dos 50 anos, de maneira anual. Se você está dentro do grupo de risco, converse com seu médico para obter uma orientação orientada ao seu perfil. 

Os exames que podem indicam a doença são o de sangue e de toque.

Deixe uma resposta

Fechar Menu